Sobre o blog

Olá, sejam bem vindos!

Em novembro de 2013 nós criamos o Quase Sem Querer: TDAH. Este blog surgiu de um projeto de integração entre as disciplinas do 6º período do curso de Psicologia - UFPE. Aqui serão publicados vídeos, matérias, artigos científicos, depoimentos, curiosidades e eventos relacionados ao TDAH.

A ideia partiu dos professores Rafael Diehl, Karina Moutinho, Renata Toscano e Karla Adrião, para que nós pudéssemos, sob a orientação destes, informar a população em geral sobre o TDAH, articulando tal transtorno com os conceitos da área da Psicologia do Desenvolvimento, dos Processos Cognitivos, da Neuropsicologia, da Linguagem e das Perspectivas de Pesquisa em Psicologia.
                                
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é uma das doenças psiquiátricas mais diagnosticadas em crianças e adolescentes na atualidade e um dos diagnósticos mais estudados no campo neuropsiquiátrico. Apesar disso, o TDAH também é considerado o transtorno com o diagnóstico mais controverso, sendo muitas vezes descrito como uma “polêmica de interesse internacional”. Sabendo disso, optamos por escolher o TDAH a fim de buscarmos esclarecimentos sobre essa temática a partir de fontes confiáveis.

Nosso objetivo aqui no blog é abordar as principais dicotomias e conflitos concernentes ao tema, trazendo as diversas visões e procurando entender o contexto em que elas se apresentam. Pretendemos também estimular o debate responsável sobre o TDAH e responder à seguinte questão-problema: É possível chegar a um consenso sobre o TDAH?

Assim, a partir da análise de alguns dos pontos controversos em torno do diagnóstico do TDAH, procuramos contribuir, no âmbito da psicologia, para o entendimento de até onde estamos tratando de uma patologia e de como é possível construir uma postura ética diante da prática diagnóstica e terapêutica do TDAH. É importante que a sociedade esteja atenta a estes fatos, já que ainda existem muitas dúvidas e, quando se recebe o diagnóstico, uma das coisas fundamentais a se fazer é buscar maiores informações sobre o assunto.


Assista ao vídeo abaixo e entenda a escolha do título do nosso blog (Quase Sem Querer: TDAH):




"Quase Sem Querer"
(Dado Villa Lobos/ Renato Rocha/ Renato Russo)
Legião Urbana - Álbum: Dois, 1986
Duração: 4:39

3 comentários:

  1. Olá, valeu pelo blog... estou a disposição para o que precisarem.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo os estudantes que com seus ideais e crenças em busca de oferecer as pessoas,ferramentas que auxiliem a lidar com problemáticas que a própria ciência ainda não tem um suporte que assegura um melhor bem estar sem ter que se apoiar na área medicamentosa.

    ResponderExcluir

Escreva um comentário...